Alunos de Farmácia e Engenharia da Braz Cubas são premiados em Mostra Científica do IFSP em Suzano

Projeto “Dispenser Eletrônico de Fármacos” auxilia idosos no gerenciamento de medicações

 

Estudantes de Farmácia e Engenharia da Universidade Braz Cubas foram premiados com a menção honrosa pela apresentação do projeto de iniciação científica “Dispenser Eletrônico de Fármacos” na II Mostra Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Suzano. A mostra foi realizada entre 23 e 27 de outubro durante a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da instituição.

Desenvolvido pelos alunos Raphael Matos, Gabriel Pegoraro e Guilherme Ongawa, o dispenser tem como objetivo auxiliar idosos no gerenciamento de polimedicações, impedindo que o usuário tome medicamentos errados e/ou em horários errados.

“O número elevado de medicações que devem ser administradas ao longo do dia favorece erros que podem ser fatais, principalmente, tratando-se da dosagem e horário adequado de ingestão. O projeto foi criado com base nesta problemática”, explica a coordenadora do curso de Farmácia, professora Margareth Cunha.

O projeto “Dispenser Eletrônico de Fármacos” foi desenvolvido na disciplina de projeto integrador de Farmácia com parceria do curso de Engenharia. E, posteriormente, passou a ser um projeto de Iniciação Científica por orientação dos professores Leonardo Violin (Engenharia), Sueli Yoshida (Farmácia) e Cristiane Loesch (Engenharia).

 

Reconhecimento

A coordenadora destaca ainda a importância desse tipo de premiação, uma vez que o reconhecimento do trabalho incentiva a realização de pesquisa pelos alunos.

“Quando um trabalho é premiado, desperta nos alunos o interesse em pesquisa, valoriza a instituição de ensino e fortalece o vínculo entre os alunos e também dos alunos com o curso e a instituição. O prêmio mostra a importância e a relevância da pesquisa durante a graduação, despertando também o espírito empreendedor nos jovens estudantes”, finaliza.

Deixe um comentário